03/03/2016

Meio Ambiente: Vereadora Lucilene sugere ações de logística reversa

A vereadora Lucilene Della Ponta Araújo (PSDB), protocolou um requerimento no qual solicita informações da Prefeitura Municipal sobre a criação de programa para estimular a logística reversa de embalagens recicláveis em nosso município. A logística reversa é a área que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.

A vereadora teve como base a Lei n. 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual a figura da logística reversa é definida como o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.

“No art. 33 da desta lei há a obrigatoriedade de que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos produtos especificados programem sistemas de logística reversa, ou seja, receba de volta seus resíduos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos”, explicou a vereadora.

Em sua explicação, Lucilene disse que todos os tipos de produtos, bem como os agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e por fim,  produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Grandes empresas já estão desenvolvendo várias iniciativas a logística reversa de embalagens plásticas e de alumínio no país. Um exemplo bem próximo é que a empresa Schincariol, em parceria com a Susten Trading, recolhe embalagens PET recicláveis e bonifica os participantes. A empresa instalou seis equipamentos em três pontos de venda de uma rede de supermercados em Jundiaí. Os clientes podem inserir garrafas plásticas, incluindo marcas concorrentes, e, em troca, a cada cinco embalagens, ganham um ticket que dá direito a uma garrafa de Água Schin grátis, na compra de outras três.

A vereadora sugere que uma medida semelhante poderia ser implantada em Nova Odessa. “Minha proposta é que a Prefeitura desenvolva um projeto junto a iniciativa privada, para obtenção das máquinas reversas, cujo aluguel custa em torno de R$ 2.500,00, bem como desenvolva campanha junto à população para que ocorra a plena adesão à coleta de embalagens. O incentivo poderia ser realizado mediante a concessão de cupons de desconto em novas compras, ou no abatimento de impostos”, finalizou a vereadora.

Publicada por Assessoria de Imprensa em 03/03/2016