Celso quer ‘Rede de Vigilância para Prevenção e Combate ao Suicídio’

De olho na estatística de suicídio na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o vereador Celso Gomes Reis Aprígio (PSDB), apresentou um requerimento, que foi aprovado no último dia 7, sobre a criação de uma a Rede Municipal de Vigilância para Prevenção e Combate ao Suicídio. O trabalho seria realizado através de atendimento telefônico, com atendimento 24 horas por dia.

“Depois de ter lido a matéria do Jornal O Liberal, na edição de 14 de fevereiro, sobre o número de suicídios na região metropolitana de Campinas, fiquei assustado. Em Nova Odessa tivemos 4 casos no ano de 2015 e 8 casos em 2014, sendo que a morte por suicido está entre as três principais causas de morte de adolescentes e jovens. Diante disso resolvi fazer alguma coisa para ajudar neste sentido, e pensei em uma Rede Municipal de Vigilância para Prevenção e Combate ao Suicídio, com atendimento telefônico 24 horas”, explicou o vereador.

Segundo ele, em setembro de 2013, um requerimento, aprovado na época, já sugeria a implantação de Programa Municipal de Apoio e Prevenção ao Suicídio. Em outubro do mesmo ano, um outro requerimento, desta vez sugerindo a implantação de uma Rede Municipal de Vigilância e Prevenção ao Suicídio. Na ocasião, em resposta o Executivo informou que os pacientes são encaminhados ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou são atendidos pelos psicólogos da rede municipal.

A proposta da rede é interligar profissionais da saúde, assistentes sociais, psicólogos e ONGs (Organização Não Governamental) para pessoas que sofrem e não suportam a sua dor interna. Muitas pessoas durante a vida sinalizam o desejo de cometer o suicídio e quando atendida de forma correta pode desistir de cometer o ato. São diversas as situações de vulnerabilidade para o suicídio que merecem atenção.

A Rede de Vigilância, deve ser constituída basicamente por dois níveis de articulação das ações, sendo o primeiro nível ligado a área da saúde, formado por profissionais de vigilância epidemiológica, serviços de urgência, de saúde mental e da atenção primária, que vão construir juntos o plano de cuidado para cada caso. O segundo nível abrange integrantes de outros setores, públicos ou não, que vão definir e aplicar medidas de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade e suas famílias.

Paralelo à criação da Rede de Vigilância, a sugestão é buscar parceria para implantação do CVV (Centro de Valorização da Vida) como mais um aliado no programa de prevenção, assim como o município de Limeira, que está viabilizando a implantação de um centro semelhante ao que o vereador está sugerindo em Nova Odessa.

“Nossa ideia é que antes de chegar ao fundo do poço, o suicida já tenha procurado ajuda na Rede para esclarecer o seu sofrimento. A atenção a todo este processo e a capacidade de lidar com o problema pode resultar em um desfecho favorável”, finalizou o vereador.