21/03/2016

Voluntários do CVV oferecem parceria ao vereador Celso

“Fiquei surpreso”, festejou o vereador Celso Gomes Reis Aprígio (PTB), com a repercussão positiva do seu requerimento sobre a criação de uma Rede Municipal de Vigilância para Prevenção e Combate ao Suicídio em Nova Odessa. O parlamentar já recebeu a visita da voluntária Silvana Calheiros e um e-mail do coordenador nacional de Expansão, João Régis da Silva, ambos do CVV (Centro de Valorização da Vida), com o interesse em se colocar a disposição, apresentar o trabalho e, quem sabe, até implantar uma unidade na cidade.

“No requerimento que apresentei, sugeria buscar parceria para a implantação do CVV, e para nossa surpresa, ao ser divulgada a matéria, eles já nos procuraram se colocando a nossa disposição”, disse o vereador, que está empolgado em dar continuidade neste assunto.

Na última semana, Celso recebeu um e-mail do coordenador nacional de Expansão, João Régis da Silva, ambos do CVV (Centro de Valorização da Vida), se colocando a disposição para montar uma unidade em Nova Odessa e, em seu gabinete, recebeu a visita da voluntária do CVV há mais de 20 anos, Silvana Calheiro, que explicou ao parlamentar como funciona o trabalho dos voluntários, como é o treinamento, e ouviu a sua proposta.

“Minha visita ao vereador é para divulgar nosso trabalho e colocarmos a disposição da cidade o nosso número, que é o 3406-4111, pois infelizmente o número 141 não funciona por aqui, e dizer que estamos abertos para novos voluntários. E, quem sabe a partir de agora, plantamos uma sementinha para a criação de um CVV em Nova Odessa”, comentou a voluntária do CVV.

Segundo ela, para ser um voluntário do CVV baste ser maior de 18 anos, participar de um treinamento com duração de dois meses, e ter disponibilidade de dedicar 4 horas semanais para o atendimento. Em Americana, com a diminuição no número de voluntários, o atendimento não é mais realizado 24 horas por dia, o atendimento foi reduzido e funciona diariamente das 14 às 22 horas. “Para fazer um atendimento 24 horas, precisaríamos de no mínimo 40 voluntários”, explicou Silvana.

Ao todo, Americana realiza cerca de 380 atendimentos por mês, e a pessoa tem a garantia do sigilo absoluto, e diferente do que muitos pensam, não são passados conselhos a quem busca ajuda, e sim uma proposta de vida através de saber lidar com a situação em cada momento e ligação específica. Para fazer parte do CVV Americana, é só entrar em contato no mesmo telefone do atendimento, que é o  3406-4111 ou pelo e-mail americana@cvv.org.br .

Celso fez o requerimento após ler a matéria do Jornal O Liberal que trouxe uma estatística de suicídio na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em Nova Odessa foram registrados 4 casos no ano de 2015 e 8 casos em 2014, sendo que a morte por suicido está entre as três principais causas de morte de adolescentes e jovens. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, sendo que no mesmo período outras três pessoas tentam se matar sem sucesso.

A proposta da rede é interligar profissionais da saúde, assistentes sociais, psicólogos e ONGs (Organização Não Governamental) para pessoas que sofrem e não suportam a sua dor interna. A Rede de Vigilância deve ser constituída basicamente por dois níveis de articulação das ações, sendo o primeiro nível ligado a área da saúde, formado por profissionais de vigilância epidemiológica, serviços de urgência, de saúde mental e da atenção primária, que vão construir juntos o plano de cuidado para cada caso. O segundo nível abrange integrantes de outros setores, públicos ou não, que vão definir e aplicar medidas de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade e suas famílias.

Publicada por Assessoria de Imprensa em 21/03/2016