Brasão

Câmara Municipal de Nova Odessa

NOTÍCIAS DA CÂMARA

Nenê marca debate para reunir forças em ações de combate às enchentes

Na última sessão ordinária, dia 18, o vereador Ângelo Roberto Réstio (PMDB), o Nenê, teve aprovado um requerimento no qual convoca os responsáveis pelas diretorias de Meio Ambiente e Obras de Nova Odessa para um debate sobre as possíveis causas que provocam enchentes. A ideia é reunir também os responsáveis das mesmas áreas das Prefeituras de Americana e Sumaré, e do Grude (Grupo de Defesa Ecológica). O debate será no dia 16 de maio, às 18 horas, na Câmara Municipal de Nova Odessa.

“Em dezembro do ano passado, fomos acometidos por uma grande enchente, devido as fortes chuvas que caíram em nossa região. As três cidades, Nova Odessa, Sumaré e Americana foram afetadas deixando centenas de desabrigados. Tivemos famílias que perderam tudo o que tinham em suas casas, devido ao alto nível da água, que subiu rapidamente. Exatamente por isso acho interessante trabalharmos em conjunto, tendo em vista que juntos seremos mais fortes”, disse Nenê.

Para o vereador este é um problema antigo, que, de tempos em tempos, causa transtornos aos moradores das três cidades, e agora em tempos de estiagem, é o momento para as manifestações em busca de soluções para o problema.

“Buscando auxiliar as administrações municipais das três cidades, proponho a realização deste debate entre os representantes do poder público, das entidades envolvidas com a questão ambiental e da sociedade civil”, ressaltou o vereador.

A pauta que norteará as discussões, levantadas pelo vereador, conta com: análise do esgoto sem tratamento arremessado no rio diariamente; análise de profundidade em toda sua extensão, para o desassoreamento; verificação de barreiras naturais, curvas, vegetação e outros; análise das pontes, tanto as de passagem estreita e com barreiras de obstrução e; estudos sobre piscinões em locais estratégicos para regular o nível em caso de enchentes.

Publicada por Assessoria de Imprensa em 20/04/2016