Recordista histórico de votação para vereador em Nova Odessa, com 1.765 votos obtidos em 2012, Vagner Barilon nasceu em Americana e aos 40 anos já contabiliza 34 deles morando em Nova Odessa. Em 2008 foi eleito com 562 votos, na primeira tentativa de chegar ao Legislativo. Casado e sem filhos, morou muito tempo na Vila Azenha e estudou na escola Paulo Azenha e depois fez curso técnico de Metalurgia no Senai. Foi estagiário e efetivo na empresa KS Pistões, empresa que atende a praticamente todos os fabricantes de motores brasileiros e às grandes montadoras internacionais, além do mercado de peças de reposição.
Em dezembro de 1994 um acidente o afastou do trabalho. Devido ao ocorrido, teve, inclusive, que se submeter ao um tratamento de reabilitação na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) em São Paulo por ter paralisado os movimentos das pernas. Depois disso, cursou Processamento de Dados na Fatec (Americana) e depois ocupou o cargo de Diretor de Informática do SOS (Serviço de Orientação Social).
O tucano foi um dos fundadores da Sociedade de Amigos de Bairro da Vila Azenha, Flórida e Fadel em 2001. E, para defender as necessidades da população desses locais, já foi duas vezes presidente e ainda secretário. Assim como o colega de partido e bancada na Câmara, Adriano Lucas Alves, Vagner Barilon mais que triplicou a votação anterior.
“Como vereador exercemos um papel fiscalizador nesses quatro anos e a população nos deu a confiança para mais um mandato, agora trabalhando com um prefeito do nosso lado, o Bill (Benjamim Vieira de Souza)”, diz. Por unanimidade, Barilon foi eleito pelos colegas como presidente da Câmara para o biênio 2013/2014.